20 / 02 / 11

Posted por em Escola e Pais | 5 Comentários

Regras de Convivência

Viver em sociedade significa respeitar a existência de regras, pois é através destas que nossa liberdade é garantida. A convivência agradável, o respeito mútuo e a solidariedade são características presentes e marcantes em todas as atividades propostas por esta Escola.

Nos dias atuais, exercer os príncipios básicos educativos é praticar a cidadania e conquistar cada vez mais direitos, enquanto pessoa, aluno e cidadão. Sentimos a necessidade de enfatizar mais a qualidade do convívio social dentro da escola. E  esse trabalho começa na compreensão das regras escolares e seus princípios.

Deste modo, desejamos socializar com as famílias nossas principais regras escolares, que foram elaboradas juntamente com os alunos e professores, e fazem parte do cotidiano escolar.

  • Uso do uniforme – O uso do uniforme é obrigatório (camiseta com o logotipo do colégio, calça ou bermuda do  uniforme). Consideramos esta regra necessária para maior organização na escola.O calçado exigido é tênis , pela própria segurança do aluno no ambiente escolar.

É importante que os uniformes estejam identificados internamente com nome do aluno e a série.

A partir do 2° ano do ensino fundamental I, faz se necessário o uso do uniforme para as aulas de Educação Física.

  • Tolerância de atraso de apenas 5 minutos para entrada na 1° aula – Haverá tolerância de 5 minutos após, o aluno deverá passar pela coordenação para pegar autorização para entrar na aula.

O atraso será registrado e se houver a reincidência de 4 (quatro) atrasos  consecutivos no mês, a família será notificada e o aluno voltará para casa, não podendo participar das atividades escolares.

  • Saídas antecipadas durante o período de aula – Para agilizar o processo e para que haja segurança na liberação do aluno é importante que o responsável  solicite esta saída através do caderno Vai e Volta ou entre em contato na secretaria do colégio. O aluno aguardará a chegada do responsável na coordenação.
  • Entrega de trabalhos, diagnósticas e tarefas – Esta regra existe para formar nos alunos o senso de responsabilidade e compromisso não privilegiando um ou outro aluno.

Em caso de  problemas de saúde, os alunos devem encaminhar suas atividades à coordenação, juntamente com atestado médico e/ou justificativa dos responsáveis para análise.

  • Dentro do ambiente escolar não será permitido o uso de celular –  O celular é necessário em locais onde não existem nenhuma possibilidade de comunicação, o que não é o caso da escola.

Em qualquer necessidade de comunicação com a família, a Coordenação entrará em contato. Além disso, a escola não pode se responsabilizar pela quebra ou perda do aparelho celular, já que este item não se refere ao material escolar. É importante ter em mente que o celular não pode invadir o espaço público da sala de aula, interferindo no processo de aula.

  • Organização do ambiente escolar –É importante que o ambiente de estudo permaneça limpo e para isso, o aluno não deverá  ingerir alimentos dentro da sala de aula.

Esse é  um aprendizado para toda a vida dos alunos.

  • MEDICAR – O Colégio Renovatus tem contrato com a Medicar, atendimento médico 24 horas. A empresa atende em situações de emergência, encaminhando uma UTI móvel, acompanhada por um médico e um enfermeiro. Diante da avaliação clínica, o aluno é encaminhado ao hospital público ou privado (recomendado pela família na ficha de saúde).

Ressalta-se que a própria Medicar é quem faz o contato com os hospitais para saber a possibilidade de atendimento rápido, portanto, nem sempre o hospital disponível é o recomendado pela família. Temos também aconselhamento médico por telefone, caso algum aluno passe mal.

                A escola não ministrará remédios de nenhuma espécie. Toda medicação de uso contínuo ou periódico, em caso de tratamentos imprevistos, deve ser trazida de casa e com uma autorização por escrito no Vai e Volta, assinada pelo responsável com especificações de como ministrar a medicação.

  • Falta em dia de Avaliação Bimestral -  O responsável deverá requerer a 2ª chamada de prova na secretaria da escola, no dia imediato da falta. Há o pagamento de uma taxa para que o professor faça uma nova avaliação, a qual é aplicada no período oposto ao que o aluno estuda.
  • Recuperação Paralela – A cada final de bimestre o aluno que não atingiu a média 7,0 (sete), poderá participar do Processo de Recuperação Paralela. Para tanto, o responsável deverá entrar no site da escola e imprimir um roteiro de estudo chamado Projeto de Melhoria Contínua. A realização desta atividade é obrigatória, pois vale de 0,0 a 2,0 pontos e complementa a nota da avaliação que vale de 0,0 a 8,0.  As provas de Recuperação Paralela são aplicadas no período oposto ao que o aluno estuda.

Nossa escola é um lugar agradável onde as pessoas se respeitam mutuamente e buscam sempre aprimorar suas relações de convívio! Cada um deve fazer a sua parte!

“O respeito é o valor moral básico. O outro tem uma dignidade que eu devo respeitar. Se o outro não é visto como uma pessoa digna de respeito na sua individualidade, as relações ficam prejudicadas.”

                                                                                                                               Yves de La Taille(Professor de Ética- USP)

 

Coordenação Pedagógica Educacional

  1. Alice Roberta says:

    Amei as Regra estou construindo uma Escola em Pernambuco pois sou do Rio De Janeiro.

  2. gostei muito

  3. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  4. adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário