O Externato Branca de Neve, hoje também Colégio Renovatus, surgiu com o sonho da Senhora Antonia Furio Cardelli de reunir alunos para aulas particulares, iniciando assim o Curso de Educação Infantil chamado pré – primário.
O nome Externato Branca de Neve nasceu no coração da nossa Diretora, pois as crianças apreciavam os Contos de Fadas, especialmente o da Branca de Neve e os sete anões.
O Externato Branca de Neve teve seu início com duas salas de aula, de reforço escolar.
As professoras eram a Senhora Antonia - nossa Diretora carinhosamente chamada de D. Toninha - e sua irmã Neusa, no ano de 1965. Naquela época a escola só funcionava no prédio histórico (1921), revitalizado hoje pela escola, no local onde fica hoje a nossa mangueira e o abacateiro foi onde tudo começou.
O transporte escolar entre os bairros era feito por kombis que pertenciam ao Senhor Cardelli, as quais eram pintadas com o logo Branca de Neve e os sete anões pela própria D. Toninha.
Para homenagear as crianças do Externato Branca de Neve a professora Marinês Nascimento criou a letra do hino da escola em parceria com a senhora Maria Aparecida Malfatti de Couto, responsável pelo arranjo musical e mãe dos alunos Wagner e Wladimir Malfatti de Couto.
Nós somos todos do Branca de Neve
Crianças lindas de encantos mil
Somos alegres e disciplinados
Em nós está o futuro do Brasil
Nosso estandarte é um buquê de flores
Que representa o nosso ideal
Queremos bem os nossos professores
E o que sabemos tem valor real
Nós já sabemos ler e escrever
Desenhar e também recortar
Nós já sabemos muita coisa de pintura
De jardinagem e de dobradura
Nós aprendemos e também cantamos
E assim nós nos educamos
Nós somos todos do Branca de Neve
Em nós está o futuro do Brasil
Nós somos todos do Branca de Neve
Em nós está o futuro do Brasil
Contar esta história nos faz retroceder no tempo, nos faz ouvir os ruídos da Kombi chegando no portão da escola, nos faz sentir a emoção de ouvir o Hino cantado há anos atrás.
Desde o início de sua história o colégio já realizava ações de cidadania e voluntariado, como a 1ª campanha de cobertores, campanha de ovos de páscoa, entre outras.
As festas de junho eram tipicamente caipiras, com direito a pipoca, pé-de-moleque e até pau de sebo e eram dedicadas ao sustento da Creche Lar Ternura, com muito chopp e quentão.
Os desfiles cívicos eram realizados na rua da escola e o patriotismo se fazia presente na postura e conduta dos alunos. Nesta década o grande sonho da nossa diretora realizou-se: nasceu a Fanfarra Mirim do colégio, a jovem professora Marinês Nascimento assumiu os ensaios por ser formada em conservatório musical. Em 1973 a escola ganhou em 1º lugar no município em todas as categorias: toque, disciplina, uniforme e concentração.
A Fanfarra Renovatus não parou de ganhar títulos, tendo seu nome reconhecido na nossa cidade e incentivando outras escolas a promoverem este tipo de projeto musical.
Os toques da fanfarra ao longo destes anos ecoam e fazem nosso coração pulsar ao som de suas batidas.
Essa história de inovação, ousadia e muito trabalho está presente até hoje em nossa escola, uma das escolas de referência na cidade de Campinas.
Aquele sonho tornou-se realidade!
Parece que foi ontem e já se vão quarenta anos, desde que reunimos nossos alunos particulares.
Desde esse dia não mais saímos daqui e dessa tão fascinante tarefa de ensinar e educar, colocando todas as forças numa jornada emocionante, em busca da realização de um grande sonho.
Tirando lições preciosas da vida e para a vida, Deus deu proteção e poder, ampliou nossas fronteiras e acompanhou a luta dos protagonistas, compartilhada ao mesmo tempo com os sonhos dos pais e dos filhos.
O compromisso, a responsabilidade e a coragem vieram dos pais, das “famílias Renovatus”, que alimentaram esse sonho dentro da vocação que Deus nos concedeu, confiando-nos a educação e guarda de seus maiores tesouros: “seus filhos”.
Todos fizemos essa história. Ensinamos a escrever muitas histórias extraordinárias, cujas vidas foram transformadas por aquilo que aprenderam.
Quero exaltar ao próprio “Doador de Sonhos”, porque muitas vezes, durante a jornada, tivemos que tomar difíceis decisões, fomos obrigados a olhar para cima e Ele nos respondeu: “Eis-me aqui”; ainda porque sem Ele nenhum de nós teria um sonho que nos impulsiona e pelo qual daríamos a vida.
Tenho certeza de que este sonho que há mais de 50 anos nasceu do coração de Deus está sendo abraçado, perseguido e terá continuidade por muitos anos.
Quero agradecer aos meus alunos, crianças e jovens, que hoje são pais e voltam à Escola trazendo seus filhos.
Obrigada, ainda, por nós nos encontrarmos e podermos ouvir suas histórias de vida e por serem Campeões para esta Sonhadora.
Professora Antonia Furio Cardelli.
Diretora e fundadora do Colégio Renovatus
Nossa logomarca foi se modificando e modernizando com o passar do tempo
© Copyright 2018 | Desenvolvido por Rabbit Digital